Alvorada do Garantido: torcedores do Boi Vermelho e Branco se emocionam e mantém a tradição
Os perrexés lavaram a alma durante a busca pela retomada do título em 2023. A tradicional Alvorada do Garantido, que anuncia oficialmente a temporada vermelha, foi cheia de surpresas.
Mas nem mesmo a chuva torrencial que caiu sobre a Ilha Tupinambarana, no momento em que milhares de torcedores brincavam de boi bumbá pelas ruas da cidade, foi capaz de parar o torcedor apaixonado pelo bumbá que carrega o coração na testa. A nação vermelha e branca seguiu até a Catedral de Nossa Senhora do
Carmo, como manda a tradição.
O ponto de partida para a Alvorada foi no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido). O trio elétrico, a batucada, os itens, os torcedores e os tricicleiros se concentraram em frente e aos arredores do local, enquanto se preparavam para dar a largada.
Pelas ruas da Ilha da Magia, o povo encarnado entoava a plenos pulmões as clássicas e novas toadas do Garantido, demonstrando todo o amor ao boi de pano. Esse amor se mostrou ainda mais forte perante as dificuldades, pois além da forte chuva, em dados momentos o trio elétrico apresentou falhas mecânicas, mas o torcedor perrexé não deixou se abalar e até estavam dispostos a empurrar caso fosse necessário. Tudo pelo boi do coração. A brincadeira continuou e a festa se estendeu até o alvorecer.
Amor de uma batuqueira
Uma torcedora perrexé se destacava em meio à multidão, a dona Raimunda Almeida da Silva, de 79 anos de idade. Desses, 55 anos foram dedicados à batucada do boi Garantido. “Meu sentimento nessa Alvorada é muita alegria dentro do meu coração, porque toda a minha família é Garantido. Eu amo o garantido! É o boi mais lindo que tem em Parintins”, disse ela, que só pretendia voltar para casa após o alvorecer. E assim fez.
(Foto: Jeíza Russo)
Tradição
Todos os anos a empresária Telma Goes, 58, usa uma indumentária diferente para homenagear um item do boi. “Essa tradição começou pelo grande amor que eu tenho pelo amado Garantido”, disse. Questionada se o calor por conta da indumentária era um problema, a torcedora respondeu: “Muito pelo contrário, quanto mais calor dessa nação, melhor. Porque o Garantido é isso, o Garantido é tradição, o Garantido é tambor, o Garantido é amor pra toda vida”.
(Foto: Jeíza Russo)
Telma é casada com o compositor do boi Garantido, Aldison Leão, 55. Ele começou a compor para o álbum do boi vermelho e branco em 2000 e possui 21 toadas gravadas. Ao A CRÍTICA, ele expressou o sentimento em viver mais uma Alvorada. “Ao Garantido representa um amor de criança. O Garantido é uma tradição que é mantida ano após ano, com o Alvorada, com o 12 de junho, com o 24 de julho, ou seja, na verdade a tradição do festival o Garantido faz há anos”, celebrou.