Capivara ‘Filó’ ficará em centro de animais silvestres do Ibama; Agenor poderá visitá-la

A Superintendência do Ibama informou na manhã desta sexta-feira (28) que foi até o local onde a capivara Filó estava e propôs a soltura nas proximidades do município Autazes (distante a km de Manaus).

Entretanto, a família do influenciador digital Agenor Tupinambá ponderou que o animal poderia se tornar alvo de caçadores da região.

Os veterinários, biólogos, família e assessoria do Agenor concordaram que seria melhor deixá-la no Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS) do Ibama.

No centro de triagem, a capivara ficará aos cuidados de analistas e técnicos habilitados e com os meios necessários para manutenção de sua saúde e bem-estar.

Visitas liberadas

O Ibama informou também que a capivara poderá receber visitas de Agenor na unidade até que se encontre um local adequado – que já está sendo estudado pra sua devolução à natureza.

A medida foi aprovada pelos veterinários e biólogos presentes na equipe.

“A sugestão é que fique em uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral com o mínimo de presença humana, gerida e cuidada pelo ICMBIO, na qual há a incidência da espécie, ficando assim em ambiente natural e verdadeiramente livre para cumprir suas funções ecológicas de alimentação, convivência em bando, dispersão de sementes, reprodução e outras”, descreveu em nota.

A superintendência do Ibama ressaltou que as decisões ocorreram de forma pacífica e conjunta entre as partes (técnicos e família Tupinambá), “visando sempre o bem estar do animal”.

%d blogueiros gostam disto: