Coluna: Cuidado com o Ativismo Religioso. Por Ruan Balbi
Ao regressarem, os apóstolos relataram a Jesus tudo o que tinham feito. Ele, levando-os consigo, retirou-se à parte para uma cidade chamada Betsaida. Lucas 9:10
Os apóstolos regressam de uma missão, e a missão foi um sucesso. Quando eles regressam contam tudo o que aconteceu. O que eles contam?
Exatamente o que Jesus conferiu-lhes: poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. (Lucas 9:1-2) E quando eles relatam tudo que tinham feito e ensinado, Jesus os convida para descansarem, isto porque eles não tinham tempo nem para comer. Marcos 6:31
Aqui vamos pensar um pouco, “não tem tempo nem para comer” Jesus identificou neles uma espécie de ativismo religioso, muito tempo fazendo, eles estão voltando de sinais, curas, pregação do reino Ok. Mas Jesus está ensinando que aquele que exerce o ministério também precisa descansar, sentar e alimentar-se. Aqui contextualizamos com a problemática dessa geração que acredita, que ministério é só fazer, quando Jesus ensina que ministério não é só fazer, é ser.
Jesus está convidando os apóstolos para um tempo de descanso, para sentarem, ouvirem mais de Jesus e se alimentarem, porque tem tempo para alimentar a multidão, mas tem hora que eu preciso sentar e ser alimentado. Só teremos autoridade para nos levantarmos e ensinar, quando sentamos para aprender. E todo pastor, líder e obreiro precisa entender que ele não só fala, mas ele ouve também.
Nós precisamos sentar para ouvir alguém, congregar, cercar a mesa do Senhor na santa ceia, ouvir nossos pastores, ter um tempo de pausa, sentar e ser alimentado espiritualmente. Desconfie de quem não serve na igreja local, não congrega, não ceia, tudo em nome de “agenda” de 30 dias, 60 dias direto.
Por que Jesus fez tudo isso com eles? A resposta segue no contexto em Marcos 6:34-44
Enquanto eles estão descansando, alimentando-se, tem uma multidão a espera para eles alimentarem depois. Você só vai poder alimentar alguém, se você estiver bem!
Siga @ruanbalbi no Instagram.