Coluna: Você já opinou hoje? Por Felippe Sousa
Você já opinou hoje?
Um caso que têm chamado à atenção de diversas pessoas nos últimos dias envolve o “Influencer Agenor Tubinambas” e “sua” capivara “Filó”, e você provavelmente já deve ter lido algo a respeito por aí, e, talvez, emitido alguma opinião sobre. Esse ocorrido vem causando divergência de opiniões nas redes sociais, e mais, tem sido palco para que pessoas se promovam através do caso, como, por exemplo, a “ativista” Luisa Mell, que mesmo não sendo política, usou da situação a fim de ganhar algum prestigio em cima do caso. Por outro lado, envolve também a deputada do estado do Amazonas Joana Darc, que tem um histórico de “proteção aos animais” e se solidarizou ao caso.
Nos dias atuais, com as redes sociais, as pessoas tornam públicas suas vidas, opiniões, valores e tudo que desejam compartilhar de mais pessoal. Antes, o que era compartilhado com um grupo específico de pessoas do dia a dia, agora, é compartilhado com uma infinidade de pessoas, conhecidas ou estranhas. É sempre tentador falar sobre um determinado assunto, tendo domínio sobre ele ou não. Será mesmo necessário a gente ter uma opinião para todo e qualquer assunto? Parece-me que cada vez mais ninguém quer parecer que não sabe de nada…
Ninguém mais parece estar disposto a conhecer os fatos, se é que em algum momento alguém esteve. As opiniões são emitidas a partir de suas crenças e valores, a partir de um julgamento que acontece de acordo com como a pessoa vê o mundo, isso é, o seu próprio mundo. Quase nunca é levado em consideração um julgamento a partir do que aconteceu de fato, a partir da visão de mundo de quem está envolvido.
Parece que naturalmente as pessoas tendem a levantar alguma bandeira, sendo a favor ou contra quase que instantaneamente. Têm a necessidade de se posicionarem.
As redes sociais proporcionam espaço para isso com certa segurança, todo sentimento e emoções expressadas ali, são expressadas de forma “segura”, distante da realidade, mas que pode afetar a vida de alguém de forma grave. As redes sociais proporciona um cenário em que as pessoas travam batalhas umas com as outras em um confronto virtual para ao final, receberem sua dose de dopamina e sentirem-se bem, como se tivessem levantado um troféu, assim, sentindo-se superiores.
Felippe Sousa é Psicólogo Clínico, formado em Psicologia pela PUC Minas e Pós-Graduando em Psicologia Clínica.
Atende presencialmente em Manaus, AM e on-line para todo o Brasil.
Contato: Tel/WhatsApp: 92 982563542
@felippesousapsi