Com Manaus encoberta por nova onda de fumaça, AM volta a registrar mais de 200 queimadas em um único dia

O Amazonas registrou 236 queimadas no domingo (29), segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número expressivo de focos de calor ocorre ao mesmo tempo em que a capital Manaus voltou a ser encoberta por uma “onda” de fumaça causada por incêndios.

Segundo o Inpe, o número de queimadas para o mês de outubro, no estado, é o maior dos últimos 25 anos. Foram quase 4 mil focos de calor. Esse, no entanto, é apenas um dos problemas enfrentados pelo Amazonas, que vive uma grave crise ambiental, agravada também pela seca histórica dos rios e que já atingiu quase todos os municípios do estado e mais de 600 mil pessoas.

A última vez que o estado registrou um número de queimadas superior a 100 em um único dia foi no dia 10 de outubro. Naquele dia, segundo o Inpe, foram 504. No período, inclusive, Manaus sofria com a “primeira onda” de fumaça.

Na época, o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, disse que o fenômeno era fruto das queimadas feitas por agropecuaristas em municípios próximos à capital.

Desde então, o número diário de queimadas registrado pelo Inpe variou entre 60 e 80. No entanto, no domingo, os incêndios voltaram a subir assustadoramente.

Quase que imediatamente os efeitos foram sentidos em Manaus e em outros municípios do entorno. No domingo, uma nova onda de fumaça invadiu a cidade e encobriu pontos turísticos, como, o Teatro Amazonas e a Praia da Ponta Negra. A qualidade do ar chegou a ser considerada péssima.

%d blogueiros gostam disto: