Concurso da Polícia Militar do AM: “Turma Única”, esse é o pedido dos futuros alunos do CFO 2023
Os 320 aprovados no Concurso da Polícia Militar do Estado do Amazonas, para o Curso de Oficial, pedem para que sejam chamados todos de uma só uma vez.
Segundo rumores que se espalharam nas últimas semanas, a turma será dividida em três, fato que apresenta diversas consequências negativas, como o ingresso na Polícia Militar com mais de 36 anos, além de uma demora demasiada para a convocação dos aprovados, haja vista que o certame teve seu edital publicado em dezembro de 2021.
“Gastamos muito com passagens e custos de hospedagem para fazer as cinco etapas presenciais. Durante nosso Teste Físico (TAF), essa questão da divisão das turmas nos abalou muito. E também muitos colegas até desistiram pois imaginaram que não seriam chamados, devido a esse fracionamento”; afirmou um dos aprovados.
Os rumores da decisão das turmas começaram a se espalhar em grupos, em stores e lives de concurseiros e de até Polícias Militares que se dizem “chegados” do Comando da Polícia Militar.
Nas redes sociais, de forma pacífica e informativa, através do perfil criado no Instagram (@cfo_pmam2021), os aprovados pedem que o Governador do Estado, o Comandante Geral da Polícia Militar e os deputados estaduais e federais eleitos pela classe possam realizar o desejo de que a turma única aconteça, visando também menos custos para Administração Pública.
Ademais, o fracionamento acarretará maior custo para a Administração Pública na formação dos policiais, pois haverá duas turmas simultâneas no 2º ano e três turmas no 3º ano ao invés de apenas uma turma ao longo dos três anos.
Ainda, a convocação fracionada aumentará excessivamente a média de idade dos formandos, que hoje é de 33 anos para fins de incorporação e 36 anos para formação, caso a convocação ocorra em turma única, ainda no ano 2023. Noutro giro, havendo a divisão, a média será de 34 a 36 anos para fins de incorporação e 38 anos de formação, prejudicando não só a própria corporação como também o futuro policial, que terá um tempo de serviço encurtado, além da impossibilidade de acessar as últimas promoções da carreira.
Por fim, outro ponto a se destacar é o tempo para a conclusão do concurso, cujo edital foi publicado em 03/12/2021, tendo como previsão de término 21/03/2023, ou seja, 15 meses. Ainda, levando-se em consideração a convocação de uma terceira turma, em 2025, o aluno levaria aproximadamente 5 anos do lançamento do edital até a convocação para o Curso de Formação Oficiais.
🗞Redação: Portal OnTime
Por: Thássia Zaffer