Eclipse Lunar poderá ser visto nesta sexta; confira locais

Na sexta-feira, 5, um eclipse lunar será visível para habitantes de Europa Oriental, Oriente Médio, África, Ásia, Austrália, Nova Zelândia, Antártica, Oceano Atlântico Sul, Oceano Índico e Oceano Pacífico, segundo o site EarthSky. Diferentemente dos eclipses solares, que ocorrem quando a Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra, fazendo com que o cone de sombra do nosso planeta incida sobre uma certa região, como registrado no último dia 20, nos lunares a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol. Assim como os eclipses solares, os lunares são completamente previsíveis.

De acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), o fenômeno da próxima sexta será um eclipse lunar penumbral – quando a Lua entra na sombra externa da Terra (penumbra). Sua visualização depende da condição climática. Do Brasil, não será possível avistar de nenhuma localidade.

Segundo o site EarthSky, o fenômeno está previsto para começar às 12h13 (horário de Brasília), com duração de 258 minutos. Ou seja, em países do outro lado do mundo será noite ou madrugada.

%d blogueiros gostam disto: