FAUD realiza cerimônia de premiação dos Jogos Universitários Brasileiros Etapa Estadual

Na noite desta quarta-feira (1º/09), a Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD) realizou a cerimônia de premiação dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Etapa Estadual, ocorridos no período de 17 de julho a 15 de agosto, em Manaus. O evento, que contou com a participação de atletas e representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), foi realizado no auditório da Vila Olímpica de Manaus, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.

Ao todo, atletas de 15 instituições participaram da competição, inscritos em 11 modalidades, sendo quatro coletivas e sete individuais, nos naipes feminino e masculino. Classificados na etapa estadual, os desportistas universitários terão agora o desafio de representar o Amazonas nos JUBs Etapa Nacional, que ocorrerá de 10 a 18 de outubro, em Brasília (DF).

Para a presidente da FAUD, Lilian Valente, o apoio da Confederação Brasileira Universitária de Desporto (CBDU) e a participação das IES foram fundamentais para a realização da competição em tempo hábil, para que o Amazonas pudesse participar da etapa nacional.

“Este ano conseguimos apoio financeiro da CBDU para o pagamento da arbitragem, que é uma de nossas maiores dificuldades. Além disso, as instituições inscreveram seus atletas e isso foi uma motivação ainda maior, diante do cenário que tivemos em 2020, por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus”, explicou Lilian.

Campeã dos JUBs Etapa Nacional 2019 na modalidade karatê (-50kg), a estudante de Educação Física da Faculdade La Salle, Anna Júlia Ximenes, de 21 anos, garantiu mais uma vez a chance de representar o Amazonas na competição. “É uma grande responsabilidade representar o Estado, tem essa pressão, mas isso é até bom porque motiva para que eu possa treinar ainda mais, buscar evoluir e me manter no pódio, isso é importante”, afirmou.

Confiante em um bom resultado, Anna Júlia falou sobre a preparação para as competições nacionais, que segue intensa. “Tanto os JUBs quanto o Brasileiro valem bolsa-atleta do Governo Federal. Meu treinador diz que “a medalha é o resultado daquilo que fazemos no dia a dia”, então estou buscando evoluir diariamente, para poder garantir o melhor resultado”, destacou.

Determinação – Cursando bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas, o estudante Daniel Ribeiro, de 23 anos, garantiu junto à sua equipe, o tetracampeonato na modalidade futsal. Feliz em poder representar novamente o Amazonas, ele falou da importância de competir a nível nacional.

“Quando você viaja e tem a oportunidade de jogar com atletas de todo o Brasil, você consegue sentir o nível da competição, além de ser uma experiência única. Vi vários atletas que participaram dos JUBs tendo a oportunidade de disputar uma Olimpíada e é sempre bom compartilhar dessa vivência”, destacou o atleta.

Comandada pelo técnico Kaio Monteiro, a equipe segue firme na preparação para a etapa nacional. “Conseguimos montar uma boa equipe e temos um técnico que acredita em nosso potencial. Vamos continuar nos esforçando para trazermos o melhor resultado e tenho certeza que unidos, faremos a diferença”, finalizou o atleta Daniel Ribeiro.

Expectativa – Para a presidente da Faud, as equipes amazonenses tem muito potencial e deverão trazer resultados positivos para o Estado. “Este ano as chances de medalhas são bem altas. O grupo que compõe as modalidades individuais está muito forte e as equipes das modalidades coletivas, que tem tradição em subir no pódio, também. É hora de mostrar o poder de união e treinar muito nestes 40 dias, para que todo o esforço seja recompensado”, ressaltou.

 

Fonte: Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: