Festival Folclórico do AM começa neste domingo no Centro Cultural Povos da Amazônia
O 65º Festival Folclórico do Amazonas inicia neste domingo (11) no Centro Cultural Povos da Amazônia, na bola da Suframa, Zona Sul de Manaus. A abertura contará com a apresentação do cantor e compositor JM Puxado.
O evento é promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).
No domingo e na segunda (12) dezoito grupos vão se apresentar na modalidade Mostra Folclórica, sem avaliação de jurados e/ou concorrência, pois, o acesso oficial só será liberado no mês de setembro, durante o seminário do festival folclórico.
Já os grupos credenciados nas categorias Bronze e Prata se apresentam a partir do dia 13 até o dia 25, sempre das 19h às 23h55.
Segundo a Prefeitura da capital cerca de R$ 1.186.482,66 foram destinados ao apoio financeiro para apresentação dos grupos folclóricos no 65° Festival Folclórico. O valor foi liberado para as Ligas e Associações Folclóricas no dia 2 de junho.
Atrações
Quadrilhas, cirandas, cacetinho, tribos, boi-bumbá, danças nacionais, internacionais e nordestinas serão apresentadas pelos grupos na disputa de suas respectivas categorias.
Neste ano, o corpo de jurados é composto por seis integrantes, todos técnicos e com vasta experiência, sendo teatrólogos, antropólogos, musicistas e historiadores.
Além das apresentações dos grupos folclóricos, o festival também contará com uma feira de artesanatos com 40 expositores, coordenados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e um espaço atrativo para crianças (área kids).
A expectativa é atrair um público de cem mil pessoas em 14 dias de festival.
Veja a programação do domingo
- 19h – Star Hits – Dança alternativa
- 19h25 – Explosão de Manaus
- 19h50 – Junina Cabocla – Quadrilha tradicional
- 20h15 – Junina Girassol- Quadrilha tradicional
- 20h40 – Ciranda do Aleixo
- 21h05 – Baru Junina – Quadrilha tradicional
- 21h30 – Atração nacional JM Puxado