Nuvens de fumaça podem chegar a Manaus em meio a queimadas no Sul do AM

Manaus pode novamente ser encoberta por nuvens de fumaça. A informação é do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira, e foi divulgada nesta quinta-feira (19).

De acordo com Eduardo, o Sul do Amazonas é uma das áreas mais críticas por conta do uso das terras e queimadas. A expectativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente é de um verão cada vez mais quente.

Na ocasião, o titular da Sema comenta que 99% das queimadas são causadas por humanos. Ele aproveita para destacar o esforço do Estado com o envio de homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e brigadistas para atuarem em municípios do Sul do Amazonas, onde há inúmeros registros de foco de queimadas.

“A gente tem trabalhado numa operação que envolve corpo de bombeiros e brigadista nesses municípios. Recentemente, 300 homens foram enviados ao Sul do estado para que a gente possa ter uma contenção do aumento desse número de queimadas. Até semana passada os focos estavam 38% menor em relação ao ano passado. Hoje, a gente tem ume redução de 3% dado a essa expectativa que o período de fogo vai ser igual ou pior o do ano passado [2020]”, frisou Eduardo Taveira.

Questionado se Manaus pode novamente ser encoberta por nuvem de fumaça, o secretário da Sema disse que já há exemplos em outros municípios desse tipo de atividade.

“Já está acontecendo em Apuí e Lábrea. Obviamente, dependendo das condições climáticas: vento, pressões atmosféricas e quanto mais quente for o clima, há grande possibilidade de nuvens de fumaça chegarem a Manaus. Somado à pandemia, esse problema de poluição do ar pode prejudicar ainda mais o sistema de saúde na capital e no interior”, alerta o secretário.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: