Rio Preto da Eva começa a racionar água por causa da seca extrema

Em meio à extrema seca que atinge o Amazonas, a prestadora de Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto da Eva (SAAE), município na região metropolitana de Manaus, anunciou que irá iniciar um racionamento de água a partir desta terça-feira (10). Todas as bombas da empresa serão desligadas entre 23h e 5h da manhã pelos próximos dois meses.

 

Segundo a companhia, o procedimento será realizado até que os poços de onde se retira água tenham seus reservatórios normalizados. Para A CRÍTICA, o prefeito Anderson Sousa disse que os poços mais rasos são de 120 metros e mesmo assim já estão tomados por lama.

 

“Estamos bem preocupados com isso, por isso essa medida foi anunciada. Não temos água aqui bombeada a partir de rios, é tudo de poço. Já está afetando o nível até das barragens de criação de peixes e na nossa agricultura. Isso também nos preocupa, porque fornecemos muitos produtos de hortifruti e até mesmo peixe para Manaus”, pontuou ele.

Além do desligamento das bombas, a prestadora de serviço anunciou que irá multar e fazer a imediata instalação de hidrômetro nas casas de usuários que estejam “desperdiçando água”. A companhia não informou como fará esse monitoramento.

 

“Estas medidas são de extrema necessidade no momento que estamos passando, a fim de resguardar nosso sistema de abastecimento de água, para que o mesmo não venha a sofrer um colapso. Portanto, toda a população tem que ter consciência do momento difícil que estamos passando, evitar ao máximo o desperdício e reservar água, quem, porventura, não tenha caixa d’água”, informa nota da concessionária.

Medidas

À reportagem, o prefeito do município informou que o governo federal destinará R$ 61 milhões aos municípios amazonenses para compra de água, alimentos e combustível. Deste total, R$ 1 milhão deve ir para Rio Preto da Eva.

 

“Até quarta-feira, no máximo, eles devem fazer esse pagamento. Nós, os prefeitos, fizemos um plano de como o valor seria gasto. No caso da água, eu incluí a compra de bombas-sapo, caixas d’água, baldes de 20 litros e aluguel de caminhões pipa”, informou o gestor municipal.

%d blogueiros gostam disto: