Surto de febre chikungunya: Número de casos da doença sobe para 16 em Tefé, no AM

Aumentou para 16 o número de casos confirmados de febre chikungunya em Tefé, a 523 Km de Manaus, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A cidade registra surto da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite chikungunya, além de dengue e zika.

Entre os casos positivos, estão quatro pessoas do sexo masculino e 12 do sexo feminino, sendo seis crianças e 10 adultos. Dois deles são irmãos. As amostras para identificação da doença foram processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-RCP), que emitiu o diagnóstico para a enfermidade.

Os técnicos da FVS-RCP estão em Tefé, desde segunda-feira (5), para investigar o surto de chikungunya e dar suporte no controle do vetor da doença à Secretaria Municipal de Saúde de Tefé (Semsa/Tefé).

No município, as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão realizando borrifação de inseticida, nos bairros onde estão sendo apresentados os registros de casos da doença, com base no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa); conversando com moradores e visitando moradias, com o objetivo de identificar criadouros do mosquito e, também, orientar os residentes sobre os métodos de prevenção à chikungunya, dengue e zika.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: