Ufam deve ter posto fixo da PM na entrada do campus, em Manaus

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza tratativas para instalar um posto fixo da Polícia Militar (PM) em frente ao campus da instituição, em Manaus. O ponto de ônibus que fica no local é alvo, há anos, de ondas de assaltos contra estudantes.

A informação foi confirmada para A CRÍTICA pelo reitor da universidade, Sylvio Puga, durante entrevista ao podcast Sim & Não, nesta quinta-feira (4). O episódio completo está disponível no canal do jornal no YouTube e ao final desta reportagem.

“Nós conversamos [com o governo estadual] para que colocássemos um posto da PM na entrada do campus. Já temos tratativas bem avançadas nesse sentido. Nos próximos dias, ou melhor, vou dizer meses, porque tem que assinar um acordo de cooperação, envolve procuradorias”, disse ele.

Em abril, a instituição recebeu R$ 38 milhões do governo federal a título de recomposição orçamentária, já que as contas da universidade vinham sofrendo seguidos cortes, especialmente na gestão Bolsonaro. O valor permitirá investimentos na segurança, segundo o reitor. Um deles é a ampliação do efetivo de agentes de segurança nos campi.

“Uma unidade acadêmica que tenha três postos de segurança, estou falando em tese, ela pode ter cinco postos de segurança. Reforçando esses postos, a presença física desses seguranças será mais percebida”, pontuou o reitor.

A Ufam também irá investir na instalação de câmeras de segurança, segundo Sylvio Puga. “Vamos reforçar a vigilância com uso de câmeras, uso tecnológico. Já temos um planejamento nessa direção”, afirmou.

%d blogueiros gostam disto: