Esqueleto gigante é desenterrado por acaso em praia do litoral de SP e vira atração

O esqueleto de uma baleia foi encontrado na praia da Barra do Una em Peruíbe, no litoral de São Paulo, neste fim de semana. A ossada, com cerca de quatro metros de comprimento, pode ser de uma espécie do tipo baleia-de-bryde enterrada na mesma região há 12 anos, segundo biólogo ouvido pelo G1.

A praia onde o esqueleto foi encontrado fica a 24,7 quilômetros de distância do Centro da cidade. A carcaça foi avistada por moradores da região, que compartilharam as imagens nas redes sociais. Um deles, o pescador Marcelo Rodrigues, de 46 anos, contou ao G1 que estava passeando pelo local quando viu o esqueleto na faixa de areia.

O biólogo marinho Douglas Rey dos Santos analisou as imagens do esqueleto a pedido do G1 e afirmou tratar-se, sem dúvidas, de uma baleia. “Apesar de parte da coluna estar enterrada, dá para perceber que são vértebras bem espessas do pedúnculo caudal de uma baleia”, explica.

“Principalmente pelo fato das costelas , que ficam na coluna torácica, não estarem presentes e um osso separado ser muito semelhante ao quadril vestigial”. Segundo ele, o esqueleto deveria estar enterrado há muitos anos. “Talvez a baleia morreu e ficou boiando por muito tempo antes do encalhe e soterramento”, opina.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: