Estética Tik Tok promete dominar as campanhas eleitorais em 2022
Com um formato que promove conteúdos de consumo megarrápido, alta probabilidade de engajamento e o poder de viralizar que seu algoritmo oferece, o Tik Tok certamente será uma das redes sociais nas quais os candidatos devem apostar nas eleições de 2022. Para além disso, a estética Tik Tok deve dominar também os vídeos que os candidatos devem postar e disparar em outras redes sociais e aplicativos de mensagens. Pelo menos dois pré-candidatos ao Governo do Estado já estão apostando no formato: Amazonino Mendes (sem partido) e Eduardo Braga (MDB).
___
PAI TÁ ON
Mesmo sem planos de recontratar o marqueteiro de suas duas últimas campanhas, Marcos Martinelli, a ideia de comunicação direta com o público jovem e com os internautas, permanece em sua pré-campanha ao governo. Bem ao estilo “o pai tá on”, idealizado por Martinelli para sua última campanha municipal. Com o jornalista Paulo Castro e o relações públicas Denilson Novo à frente, a pré-campanha deve chegar às redes sociais nos próximos dias, com vídeos na estética Tik Tok incluídos na programação.
___
MERENDA TIK TOKER
Já o senador Eduardo Braga, mesmo sem colocar sua pré-campanha oficialmente nas ruas, já tem experimentado a estética Tik Tok em suas redes sociais. Em um dos últimos vídeos no estilo postados pela equipe do senador, “A merenda em Manacapuru vai ficar no grau!”, um funk com a letra “Tá com fome, com fome? Tô com fome, com fome! Pega o sanduíche e come” é a trilha sonora para imagens editadas em cortes rápidos e sobrepostos, bem ao estilo da rede social.
___
PRÉ-CANDIDATO SEM PARTIDO
O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) lançou sua pré-candidatura ao Governo do Estado nas eleições de 2022 em live realizada na manhã desta sexta-feira (20). Nicolau, contudo, não anunciou por qual partido deverá concorrer. Só declarou que pretende realizar uma saída amigável do PSD, o que já havia dito em outras ocasiões. Exatamente uma semana após ter uma conversa com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o deputado afirmou que ficou lisonjeado com o convite, mas que ainda não decidiu. Ou seja, além de anunciar o casamento sem apresentar o noivo, parece que Nicolau também pretende ser uma noiva cobiçada.
___
SEM DESCANSO
Nicolau também afirmou que não vai descansar enquanto não for governador do Amazonas. Primeiro pré-candidato a se anunciar oficialmente, o deputado apresentou uma plataforma “genérica” do que poderia ser um embrionário Plano de Governo. Conceitos como Plano Desenvolvimento do Amazonas com foco em novos modelos econômicos, a ideia de Zona Franca como modelo desgastado, mas ainda assim a ser defendido, fortalecimento do interior e resolução de problemas da Segurança Pública permearam o discurso do pré-candidato.
___
UMA MÃO LAVA A OUTRA
O senador Eduardo Braga (MDB) foi indicado mais uma vez para ser o relator da indicação do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, para sua recodunção ao cargo. Da primeira vez, há dois anos, Braga também foi responsável pela relatoria. Desta vez, o senador pelo Amazonas tem um motivo a mais para ser favorável à indicação: Aras pediu, em abril deste ano, que o STF absolva, por ausência de justa causa, o senador Eduardo Braga (MDB) da acusação de ‘Caixa 3’ no repasse de R$ 2,35 milhões à campanha eleitoral da ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdo B), na campanha de 2012.
___
DELTA MUDA PLANOS
A chegada da variante Delta do coronavírus a Manaus fez os planos de volta às aulas 100% presenciais precisarem ser revistos tanto na rede pública estadual quanto na municipal. Ambas as redes haviam planejado o retorno para a próxima segunda-feira (23). O Comitê de Estadual de Enfrentamento à Covid-19 está reunido nesta sexta-feira (20) para deliberar sobre o tema. Já na rede municipal, o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, informou à coluna que está aguardando um posicionamento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS- RCP/AM) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
___
AMAZONAS NO PÓDIO
Ao elevar sua pontuação de 72 para 91 pontos, Amazonas passou a ocupar o terceiro lugar no Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que avalia o desempenho dos estados na divulgação de informações e dados sobre a pandemia do novo coronavírus. No Boletim da OKBR, divulgado nesta quinta-feira (19), o Estado alcançou o nível classificado como alto e chegou ao terceiro lugar, atrás apenas do Espírito Santo e de Minas Gerais.
___
ALEAMTUR EM AÇÃO
Tefé é o destino preferencial de vários deputados estaduais do Amazonas. Nas últimas edições do Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foram publicadas autorizações de viagens dos deputados Abdala Fraxe (Podemos), Tony Medeiros (PSD), Cabo Maciel (PL) e Carlinhos Bessa (PV), mais seis servidores da Casa, para o município. Não por acaso, o Governo do Estado escolheu o município de Tefé para ser o primeiro do Amazonas a receber, nestas quinta e sexta-feira (19 e 20), as “caravanas de formação” do “Trilhas do Saber”, um dos 13 projetos que compõem o programa Educa+Amazonas.
Fonte: Real Time