Presença de militares no governo desagrada 52% dos brasileiros
Mais da metade dos brasileiros acreditam que a participação de militares no governo e na política é prejudicial para o país. Esse resultado foi indicado pela Pesquisa PoderData e mostra que 52% consideram a presença de representantes das Forças Armadas no governo como algo negativo. Essa é a primeira vez que esse índice ficou acima dos 50%.
A taxa dos que avaliam a presença dos militares negativamente é o recorde registrado pela pesquisa. A estimativa de crescimento foi de 15 pontos percentuais, desde maio de 2020. O número de pessoas que consideram a participação dos militares como positiva também caiu. Foram menos três pontos percentuais no mesmo período, passando de 35% para 32%.
A pesquisa foi realizada no período de 16 a 18 de agosto, após várias problemas envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e membros das Forças Armadas, inclusive com suposto envolvimento em esquemas de corrupção e ameaças a instituições democráticas, como o desfile de blindados da Marinha pela Esplanada dos Ministérios em uma tentativa de intimidar o Congresso Nacional para aprovar o voto impresso.
A percepção sobre a participação de militares no governo e na política acompanha a avaliação do presidente: 77% dos que rejeitam Bolsonaro também desaprovam a atuação de integrantes das Forças Armadas nesses campos.
Foram 2.500 entrevistas em 433 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte:
Com informações do Poder 360