Norte foi a terceira região em vendas pela internet
A região Norte teve crescimento de 21,39% nas vendas realizadas pela internet, no primeiro semestre, em relação a igual período do ano anterior. O percentual foi o terceiro maior entre as demais regiões do país, segundo o índice MCC-ENET, levantamento da Neotrust – Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
Conforme o levantamento, o faturamento do segmento de vendas eletrônicas cresceu 27,55% de janeiro a junho deste ano, em relação a igual semestre do ano anterior.
As regiões que registraram os maiores resultados nas vendas foram: Nordeste (28,37%) e Centro-Oeste (28,18%) sendo as duas primeiras colocadas, enquanto o Sul (19,83%) e Sudeste (6,97%), as duas últimas.
“O aumento consistente do faturamento online na região Norte, no primeiro semestre de 2021, evidencia a sólida performance do segmento e a mudança de patamar nas vendas online”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.
De acordo com o especialista em e-commerce, André Botelho, o crescimento também é impulsionado pelo avanço das vendas pela internet efetuadas no Amazonas. O especialista destaca a importância do preparo das lojas para o atendimento ao cliente e oferta dos produtos por meio da internet.
“Esse crescimento segue a tendência projetada e é bastante otimista. É uma virada para o comércio eletrônico e esperamos continuar nesse patamar de crescimento. As próximas datas mais importantes como dia dos pais, black friday e natal prometem grandes resultados. E por isso, os lojistas devem se preparar para obterem excelentes resultados por meio do canal digital”, avaliou.
Botelho destaca ainda, que os cuidados exigidos em meio ao período de pandemia incentivam a compra por meio eletrônico.
“O mercado continua a sua jornada de recuperação. Com o avanço da vacinação e a diminuição dos casos de Covid-19, podemos esperar melhores vendas. Porém, com o receio de contaminação, que exige os cuidados necessários, as empresas precisam melhorar os serviços no digital. Para alguns setores é hora de diminuir os prejuízos do primeiro quadrimestre e para os demais, em sua maioria, é hora de acelerar as vendas”, disse.
Fonte:
Texto: Priscila Caldas