Enem 2021: Amazonas tem a maior taxa de faltosos do país no primeiro dia de prova

No Amazonas, quase metade dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faltaram no primeiro dia de prova, realizado neste domingo (21). Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de abstenção nas provas presenciais no Amazonas foi de 40,6%, a maior do país. No digital, a taxa de faltosos foi ainda maior, com 46% dos inscritos ausentes nas provas.

A média de faltosos no Brasil foi de 26%, segundo o Inep. Atrás do Amazonas na taxa de faltosos estão estados como Roraima, com 32,4%, Goiás, com 32,1% e Rondônia, com uma taxa de 31,7%.

Segundo o Inep, o Amazonas teve 77.578 inscritos para o Enem neste ano. Destes, 59,4% participaram das provas impressas. Já no formato digital foram 1.999 inscritos e participação de 54% dos candidatos.

De acordo com o professor de geografia e psicólogo Marcelo Dores, questões relacionadas a infraestrutura e transporte no estado podem ter influenciado a taxa de faltosos.

Para Marcelo, a pandemia também exigiu mais esforço dos alunos, que enfrentaram barreiras na rotina de estudos.

“Por conta da pandemia, os alunos tiveram que se esforçar um pouquinho mais, porque além das limitações naturais para trabalhar o conteúdo, ainda tivemos as barreiras colocadas por conta da pandemia, como o distanciamento, as aulas online, o que exige um esforço e concentração ainda maior. Tiveram que ter mais determinação”, disse.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: