Live: Renan Freitas lança o livro ‘Amazônia: apontamentos de História Oral’, neste sábado

Para marcar o lançamento do novo livro do escritor Renan Freitas Pinto, a Editora Valer realiza neste sábado (17), às 10h, uma live direto do facebook para apresentar a obra intitulada ‘Amazônia: apontamentos de História Oral’. O lançamento contará com a presença de convidados ilustres em um bate-papo com a coordenadora do PPGICH/UEA Lúcia Marina Puga e Neiza Teixeira filósofa e coordenadora editorial da Editora Valer.

De acordo com a organizadora do livro Tatiana Pedrosa, o livro ‘Amazônia: apontamentos de História Oral’, nasce do desejo de apresentar artigos inéditos sobre trabalhos de História Oral na Amazônia, dentro de um viés interdisciplinar. Apresentando a História Oral como fio condutor de trabalhos que pretensamente dão conta de experiências que nos permita dialogar com o passado e presente na região amazônica e com conceitos que nos propiciariam um olhar diferenciado para o futuro.

Segundo Tatiana Pedrosa, a ideia do livro se deu um pouco antes da Pandemia e foi concluído na pandemia.
‘Acredito que é uma vitória lançarmos um livro cujo registro equivale a um documento feito com sucesso sobre a História Oral na Amazônia’.

Professor Renan é um Máster em sua importância para a literatura da Amazônia, conseguiu lançar importantes obras regionalistas, de cunho acadêmico-cientifico chamando atenção para objetos e sujeitos importantes para nossa região: Terra, gente, cultura, língua. Tudo dentro de uma crítica social contundente e que foram extremamente importantes para a pesquisa na região. Ressaltou Tatiana.

Sobre o autor*
Professor titular da Ufam; pesquisador visitante nacional Sênior da Capes no PPGICH/UEA. Doutor em Ciências Sociais (PUC/SP). Autor de A sociologia de Florestan Fernandes e A viagem das ideias. Organizador com Élide Rugái Bastos dos três volumes de Vozes da Amazônia. Organizador com Edna Castro de Decolonialidade & Sociologia na América Latina

Sobre o livro
O livro Amazônia: apontamentos de História Oral traz uma contribuição valiosa para um campo de estudos que ate pouco tempo foi negligenciado – a História Oral, que tem como sustentáculo a Memória. Na obra, encontramos autores originários de vários Estados, com profundos conhecimentos sobre o universo amazônico. Esses pensadores abordam temas, lugares e pessoas em contextos culturais e sociais. Além dessa contribuição, registramos o dialogo transdisciplinar, essencial para o conhecimento e para formularmos estratégias que possam beneficiar a todos os habitantes da Amazônia.

Tatiana Pedrosa
Arqueóloga responsável pelo Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça – SEC/AM) e professora do Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA). Mestre em Ciências Humanas. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq – Nipaam – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica. Coordena o projeto Universal CNPq de Pesquisa Arqueologia, Patrimônio e Cultura: a cura para as feridas recentes e antigas na Belle Epoque Amazônica (2017).

A live será transmitida pela página oficial no facebook da editora Valer.

 

Fonte: Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: