Prefeitura de João Pessoa planeja liberação de até 20% de público nos estádios a partir de 30 de julho
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), disse nesta sexta-feira que está avaliando a possibilidade de liberar o retorno da presença do público nos estádios de futebol da capital paraibana. Segundo ele, a proposta do comitê que analisa medidas de flexibilização para este período de pandemia na Prefeitura de João Pessoa, é liberar pelo menos 20% da capacidade de público nos estádios de futebol da capital, a partir do dia 30 de julho.
A informação foi dada em entrevista à repórter Zuíla David, durante entrevista ao vivo no Bom Dia Paraíba, da TV Cabo Branco. A medida beneficiaria diretamente o Botafogo-PB, por exemplo, que está nas disputas da Série C do Campeonato Brasileiro.
Caso a liberação seja confirmada, a expectativa é que esta novidade seja publicada no próximo decreto, previsto para o fim deste mês. É que um novo documento com medidas de prevenção contra a Covid-19 já foi divulgado nesta sexta-feira e tem validade de 15 dias.
— Os números poderiam permitir que abríssemos um pouco mais dos eventos esportivos. Acredito que no próximo decreto vamos ocupar o estádio com pelo menos 20% do público, com todos usando máscaras, com as pessoas tendo a consciência que, mesmo tomando a vacina, é preciso continuar com os mesmos cuidados, evitando a contaminação e repassando a doença para terceiros — disse Cícero Lucena.
Após os torcedores acompanharem recentemente o retorno do público em jogos da Eurocopa, o assunto voltou à tona no cenário esportivo brasileiro com mais força nas últimas semanas.
Em Porto Alegre, por exemplo, a prefeitura estuda um retorno gradual do público a cada semana, com a liberação total da capacidade das praças esportivas prevista para o dia 27 de setembro, desde que os eventos sigam protocolos obrigatórios, como testagem de todos os torcedores ou exigência do esquema vacinal completo.
Na primeira semana, por exemplo, na capital gaúcha, seriam autorizados eventos para até mil pessoas. Depois de duas semanas, a partir de 2 de agosto, o limite seria ampliado para 5 mil torcedores. A partir de 30 de agosto, a quantidade liberada pode chegar a 20 mil pessoas e logo depois, na última etapa, a liberação total do público que a praça esportiva comportar.
Fonte: GE