Greve na educação: Governo retoma diálogo com categoria

Após pressão da categoria e transcorridos 11 dias de greve, o Governo do Amazonas retoma nesta segunda-feira (29) a mesa de negociações com os profissionais da educação. Desde às 9h, profissionais da educação estão na frente da sede do Governo, após a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetuar uma série de descontos na folha de pagamento.

Mais cedo, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, recebeu ligações do presidente da Comissão de Educação da (ALE-AM) deputado Cabo Maciel e  do deputado Felipe Souza, líder do governo, para a retomada do diálogo. A reunião deve ocorrer nesta segunda-feira, mas ainda não tem horário definido.

O governo condicionou a retomada das negociações da data-base ao fim da greve.  No dia em que a greve foi deflagrada, o secretário de governo, Sérgio Litaiff em reunião com o Sinteam intermediada por deputados estaduais, ofereceu o reajuste de 8%, a retirada das faltas dos trabalhadores da educação pelos dias de greve, estudo para pagamento de progressões por titularidade e tempo de serviço.

A proposta foi rechaçada pela categoria em nova assembleia geral. Os profissionais requerem o aumento de 25% referente à data-base 2022-2023 e o pagamento do retroativo referente a 2020 -2021, reajuste do vale-alimentação, plano de saúde para aposentados, regularização do enquadramento horizontal e vertical da categoria.

%d blogueiros gostam disto: