Manaus alcança última idade vacinável e listas de espera são excluídas
Com a ampliação do atendimento até a última idade vacinável (18 anos), deixarão de existir as listas de espera por sobras de dose, que vinham sendo elaboradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desde o início da campanha para regular a distribuição das sobras, garantindo a atendimento aos grupos prioritários subsequentes ou com grande demanda remanescente.
As listas eram feitas semanalmente, com a inclusão de 150 nomes retirados do Imuniza Manaus, por ordem de inscrição no Imuniza Manaus, contatados pela Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), para confirmação de interesse na sobra de doses.
A partir de então, 20 nomes eram confirmados diariamente e os usuários se dirigiam à Divisão de Imunização para receber as doses de sobra até o limite disponível.
“Como agora, qualquer pessoa com mais de 18 anos está autorizada a receber a vacina, não há mais necessidade de regular a distribuição das sobras por grupos prioritários. Elas podem ser aplicadas a qualquer pessoa ainda não vacinada”, explicou a titular da Semsa, Shádia Fraxe.
Em Manaus, a vacinação para o público com 18 anos, ou mais, iniciou nesta quarta-feira (21), em 15 pontos da cidade. Em três deles – Arena da Amazônia, Sambódromo e Vasco Vasques – o trabalho de imunização será feito até meia-noite.
Esta ação integra mais um mutirão Vacina Amazonas, realizado em parceria com o Governo do Estado, e segue até esta quinta-feira (22), com a mesma logística: vacinando nos 15 postos da prefeitura de 9h às 16h e seguindo até meia-noite nos três espaços administrados pelo governo estadual.
Fonte: Real Time 1