Missas, procissão e arraial marcam celebração de Santo Antônio de Borba, no AM
Fiéis católicos celebram nesta terça-feira (13) a festa de Santo Antônio. Em Borba, o santo que é padroeiro da cidade e da Diocese, recebeu homenagens desde o início da manhã. A festa que iniciou no dia 31 de maio segue até a noite com procissão, missa solene e arraial.
Na primeira celebração do dia, o bispo da Diocese, dom Zenildo Luiz explicou aos fiéis sobre a imagem do santo padroeiro e como ela deve guiar os devotos no seguimento de Jesus Cristo.
“Santo Antônio carrega nos braços o Menino Jesus. Ele nos aponta o próprio Deus que está em seus braços. Nós católicos não adoramos a Santo Antônio, mas sim a Deus, que é o centro da nossa fé. Gostamos de Santo Antônio, porque ele é muito querido. E na outra mão, o nosso santo segura uma cruz. Não dá para fugir da cruz. Ela é o alicerce da nossa fé”, disse o bispo durante a celebração.
Cidade de Borba, no interior do Amazonas. — Foto: Rede Amazônica
Ainda pela manhã foi realizada uma outra celebração, conduzida pela Pastoral Ribeirinha da Paróquia de Santo Antônio. Pela tarde, uma missa acontece às 14h30. Logo em seguida, os fiéis farão a tradicional procissão com a imagem do santo pelas ruas da cidade.
Ao final da caminhada, uma missa campal será realizada, seguida da última noite de arraial. Em todas as missas acontece a bênção dos pães de Santo Antônio, sinal da prosperidade para quem recebe.
Em Manaus, os fiéis lotaram desde cedo a Capela do Pobre Diabo, na Cachoeirinha. Ainda pela manhã houve a bênção dos pães de Santo Antônio e a partir das 18h haverá procissão pelas ruas do bairro em direção à Igreja de Santa Rita, onde haverá missa.