Pandemia pode suspender concursos da Segurança; TCE-AM analisa pedido
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recebeu uma representação que pede a suspensão da realização das provas do concurso público para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). A representação pede que o Tribunal suspenda as provas por risco de contaminação pela variante Ômicron da Covid-19.
A representação com pedido de medida cautelar foi apresentada nesta quarta-feira (18). O documento tem mais de duas mil páginas. A principal linha de questionamento da peça é que a realização das provas no cenário de alta de casos de Covid-19 colocará em risco a saúde dos candidatos.
As inscrições para as provas dos três concursos foram anunciadas ainda em dezembro. As provas ocorrerão no dia 6, 13 e 20 de fevereiro, respectivamente. São 150 vagas na SSP, 1.350 para PM e 453 para o Corpo de Bombeiros.
Só de semana passada até ontem foram 22.771 casos de Covid-19 registrados no Amazonas. A alta é impulsionada pelo surgimento da variante Ômicron, que foi registrada pela primeira vez no dia 4 de janeiro.
O presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, disse que a representação chegou hoje à tarde no gabinete da Presidência e que será despachada amanhã de manhã, para a autuação e remessa ao relator para a análise da medida cautelar
“Chegando na presidência é autuado e eu admito a representação e encaminho para o relator. O relator examina se é caso de suspender ou não o certame, mas quem faz isso é o relator da área”, explicou Desterro.
Texto: Jefferson Ramos