Roberto Cidade pede à população doações ao banco de sangue da FHemoam
No primeiro dia da coleta de sangue realizada pelo programa Doador Legal da Assembleia Legislativa do Amazonas, o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), participou da ação fazendo sua doação, nesta terça-feira, 8, quando foram coletadas 52 bolsas de sangue que beneficiarão 208 pessoas.
Roberto Cidade convidou os servidores da Assembleia e a população em geral para também fazerem o ato solidário que tem o intuito de ajudar no abastecimento do estoque da FHemoam (Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas).
“É a primeira vez que faço doação de sangue na Assembleia e quero aproveitar para convidar os servidores e a população para doarem, para ajudar no estoque do Hemoam. Unindo forças conseguiremos ajudar a manter o banco de sangue e salvar vidas”, disse.
O parlamentar destacou que o foco maior está na pandemia do coronavírus, mas que ainda existem outras enfermidades que atingem a população, e que também necessitam de doação.
“Por isso, o objetivo do programa é bater o recorde do ano passado, quando foram doadas cerca de 300 bolsas de sangue ao Hemoam”, afirmou.
A subgerenete de coleta externa do FHemoam, Suzete Camurça, comemorou os números do primeiro dia. “Tivemos um ótimo resultado. Com certeza vamos ultrapassar a meta estipulada para 2021. É sempre bom destacar que cada doador salva a vida de quatro pessoas”, enfatizou.
Segundo ela, ações como essa, de iniciativa do poder público, são muito importantes. “Queremos parabenizar a Casa pela realização do programa que salvará muitas vidas”, disse.
A diretora de Assistência Social, Jandira Moura, avaliou como excelente a participação no primeiro dia e explicou que a partir desta quarta-feira até sexta-feira, os doares poderão se dirigir à sede do Hemoam, das 8h às 17h, onde haverá uma equipe composta por servidores da diretoria Social, de Saúde e da Escola do Legislativo José Lindoso auxiliando nas doações.
“Toda equipe está muito feliz com o resultado deste primeiro dia, mas ainda temos mais três dias de campanha e convidamos todos a doarem”, ressaltou.
Doador Legal
O programa Doador Legal teve início em 2014. Desde então, servidores efetivos e comissionados, dependentes e deputados participam da campanha que ajuda a manter o estoque de bolsas de sangue do FHemoam.
Em 2019, o programa realizou duas campanhas, que conseguiram arrecadar 237 bolsas de sangue. Em 2020, apesar da pandemia, o programa conseguiu 285 bolsas.
Histórico de Doações
2014 – 19 bolsas
2015 – 38 bolsas
2016 – 37 bolsas
2017 – não houve doação.
2018 – 37 bolsas
2019 – 1ª campanha 93 bolsas
2ª campanha 144 – totalizando 237 bolsas
Fonte: Amazonas Atual