Após nova fuga, presos de Iranduba são transferidos para Manaus
Quatorze presos da 31° Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba, a 27 Km de Manaus, foram transferidos para Manaus no fim da noite deste sábado (14). A medida ocorreu após fuga de presos na carceragem da unidade, a terceira em pouco mais de 2 meses.
Policiais militares fizeram barreira antes da ponte Phelippe Daou, que dá acesso ao município. As equipes fazem buscas pelos foragidos.
Por volta das 23h, 14 presos foram levados em um ônibus do grupo Fera para o Centro de Recebimento e Triagem, do sistema prisional de Manaus.
Em frente à delegacia, familiares dos detentos aguardavam por notícias.
A transferência foi autorizada pela Vara de Execuções Penais, após a Polícia Civil solicitar o procedimento alegando falta de estrutura na unidade.
Sequência de fugas
A delegacia de Iranduba, que fica na Região Metropolitana de Manaus, registra uma sequência de fugas em massa de presos em 2021.
A primeira ocorreu no dia 27 de junho, um domingo, quando 14 presos fugiram da carceragem. De acordo com a Polícia Civil, policiais perceberam uma movimentação durante a madrugada, quando foi detectado que os internos haviam fugido por um buraco cavado pelo sanitário da cela.
Dois dias depois, mais dez presos fugiram da unidade. Um vídeo de uma câmera de segurança registrou o momento em que alguns dos presos aparecem correndo pela rua.
A fuga deste sábado (14), aconteceu por volta das 19 horas, no momento em os presos recebiam marmitas do jantar. Eles renderam um policial, acertaram uma caronhada nele é ainda levaram uma pistola.