Ação da Prefeitura de Manaus leva incentivo a produtores de pitaya a partir do ‘Manaus+Agro’

A pitaya é uma fruta que tem tomado espaço em todo Brasil e em Manaus não é diferente. Já vista com muita frequência nas feiras da cidade, o fruto tem projetos futuros de produção e exportação na capital amazonense.

Com o intuito de fomentar a produção agrícola familiar, o Prefeito David Almeida lançou na manhã desta quarta-feira, 22, na fazenda da Toca da Pitaya, no quilômetro 25 da AM 0-10, o incentivo à cultura da pitaya, onde produtores receberam mudas da fruta, além de adubo e calcário.

Dentro do programa “Manaus+Agro”, o fomento da pitaya tem o objetivo de promover a oferta da fruta para o atendimento da demanda local e futuras exportações. Cerca de cem produtores rurais serão atendidos pelo programa da Prefeitura de Manaus.

Objetivo é transformar Manaus na 'capital da pitaya' (Foto: Junio Matos)

O Prefeito de Manaus, David Almeida, esteve no local e provou a fruta ainda no pé, junto com os produtores, além disso ele reforçou que a fruta entrará na merenda escolar e no Distrito Industrial.

“Além das mudas, nossos produtores também podem contar que irão receber um kit agricultor com motosserra, bomba e roçadeira. Venho à origem de feiras e mercados e nossa ideia é preparar esses locais para melhorar a vida das pessoas na cidade de Manaus. Estamos com tratativas para o Distrito Industrial e temos projetos para  colocar a fruta também na merenda escolar”, explicou.

Ainda segundo David Almeida, os projetos para os produtores rurais estão inclusos no crescimento e futuro da cidade. Um dos planos é tornar cada ramal um produtor. “Nós vamos asfaltar ramais para tornar cada ramal um plantio diferente e mudar a vida dessas pessoas que passam a produzir para escoar a produção e ter muito retorno. Dando dignidade ao homem do campo”, concluiu.

Benefícios da Pitaya

Devido à sua composição nutricional, a pitaya ajuda a combater o câncer (ação antioxidante), doenças cardíacas (pois auxilia na redução do LDL colesterol), e melhora a pressão arterial (devido ação da captina, uma substância presente na fruta)

%d blogueiros gostam disto: