CPI vota requerimentos, anuncia investigados e ouve defensores da cloroquina nesta sexta

A CPI da Covid deve ter uma sexta-feira (18) movimentada. Os integrantes da comissão se reúnem a partir das 9h para analisar 40 requerimentos e, também para ouvir médicos defensores do uso de cloroquina, medicamento comprovadamente ineficaz contra a doença.

Além disso, o relator Renan Calheiros (MDB-AL) convocou uma coletiva de imprensa para anunciar os nomes de testemunhas que passarão à condição de investigadas pela CPI. A lista deve ter 12 nomes.

Entre os pedidos que poderão ser votados nesta sexta-feira, estão os de convocações do governador Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e de Alexandre Chieppe, secretário estadual de Saúde do Rio.

Também está na pauta de votações da CPI a proposta de realização de uma “diligência” para ouvir, na condição de testemunha e em sessão secreta, o ex-governador do Rio Wilson Witzel.

Witzel compareceu à CPI na última quarta-feira (16) protegido por um habeas corpus concedido pelo ministro Nunes Marques, do STF. Ele foi atacado e bateu boca com o senador Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, e pediu para encerrar a participação mais cedo.

O ex-governador declarou, contudo, que tem informações “graves” a revelar e se comprometeu a voltar à CPI em uma reunião secreta, a portas fechadas.

A CPI também pode votar quebras de sigilo de organizações sociais que atuam na área da saúde do Rio de Janeiro e também pedido de informações de hospitais federais do estado, além de pedidos de informação de vários órgãos do Executivo federal.

Para o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a participação de Witzel abriu um novo caminho de investigação, para apurar possível atuação de organizações criminosas em hospitais federais do Rio de Janeiro.

Pela manhã, a cúpula da CPI concederá uma entrevista a jornalistas. Renan Calheiros anunciará uma lista com 12 nomes que passarão a ser investigados pela CPI.

Para Renan Calheiros, a condição de investigado na CPI permite aprofundar a apuração, na medida em que facilita, por exemplo, a requisição de documentos e a realização de buscas e apreensões.

Devem estar na lista (vídeo abaixo):

  • Marcelo Queiroga (ministro da Saúde)
  • Eduardo Pazuello (ex-ministro da Saúde)
  • Ernesto Araújo (ex-ministro de Relações Exteriores)
  • Fábio Wajngarten (ex-secretário de Comunicação Social)
  • Mayra Pinheiro (secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde)
  • Nise Yamaguchi (médica defensora da cloroquina)
  • Paolo Zanotto (médico defensor da cloroquina)
  • Carlos Wizard (empresário que aconselhou Pazuello)
  • Arthur Weintraub (ex-assessor especial da Presidência da República)
  • Francieli Fantinato (coordenadora do Programa Nacional de Imunização)
  • Marcellus Campêlo (ex-secretário de Saúde do Amazonas)
  • Elcio Franco (ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde)

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: