Roberto Cidade solicita reforço policial nas UBS de Manaus

Para reforçar a segurança nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus, devido aos constantes roubos e furtos praticados contra pacientes e profissionais da saúde das unidades, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou o requerimento de indicação n° 587/2021 ao Governo do Estado e à Prefeitura de Manaus, solicitando medidas emergenciais na tentativa de inibir tais métodos criminosos.

O parlamentar ressalta que essa prática, antes muito rara, está demandando uma maior atenção do Poder Público frente às recorrentes notícias veiculadas em portais e jornais do Estado. “Com a diminuição da circulação de pessoas nas ruas da capital e redução do horário do comércio, os criminosos tiveram que adaptar sua atuação e viram nas Unidades de Saúde uma oportunidade”, ressaltou.

Roberto Cidade lembrou do fato ocorrido na UBS Alfredo Campos, no Bairro Zumbi, no dia 24 de fevereiro de 2021. Segundo informações, a unidade foi invadida por três criminosos, munidos de arma de fogo, que subtraíram, violentamente, dinheiro, aparelho celular e até roupas dos presentes à unidade naquele momento. Não podemos ficar calados diante dessa situação.

“Entendemos que policiar e monitorar as 291 Unidades Básicas de Saúde situadas na zona urbana e rural de Manaus é uma missão que requer grande esforço do Poder Público. No entanto, não podemos deixar os pacientes e profissionais de saúde, que bravamente lutam para salvar vidas, à mercê e sendo alvos fáceis aos criminosos”, justificou o parlamentar.

Para Cidade, a utilização da Guarda Civil Municipal na entrada dos locais pode inibir a atuação dos infratores, que atuam mais fortemente nos horários de entrada e saída de pacientes e profissionais de saúde.

Outra importante medida, apontada por Roberto Cidade, para diminuir os índices deste tipo de crime, seria o patrulhamento externo e a implementação de horários de Ponto de Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCV’s) pela Polícia Militar nos horários de maior incidência de delitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: