Mesmo alcançado todo público vacinável, Manaus não pode imunizar adolescentes
Apesar de, ontem (27), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga ter anunciado que a imunização contra Covid-19 em adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, iniciaria após a população adulta ter tomado a primeira dose da vacina, Manaus ainda não pode vacinar este público.
Isto porque, segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a liberação da vacina para os adolescentes será feita apenas quando todos os estados tiverem concluído a aplicação da primeira dose nas pessoas com idade igual ou maior que 18 anos.
Segundo Queiroga, quando a vacinação para adolescentes for liberada, o procedimento será semelhante ao que foi feito com os adultos: terão prioridade os que apresentarem alguma comorbidade.
“Em função da chegada de imunizantes e da eficiência na aplicação de vacinas, a nossa expectativa é vacinar toda a população maior de idade até setembro. Depois disso, vamos trabalhar com a vacinação de menores adolescentes e estudar a redução do intervalo entre doses”, disse o ministro, referindo-se ao tempo entre primeira e segunda dose do imunizante da Pfizer.
Queiroga explicou que a redução no intervalo das doses da Pfizer depende do que for apontado em um estudo realizado com base em evidências científicas apresentadas nas discussões da Câmara Técnica Assessora de Imunizações.
Fonte:
Texto: Rosianne Couto