Policlínica Codajás passa a oferecer fisioterapia pós-Covid-19

Localizada no bairro Cachoeirinha, a Policlínica Codajás começou a oferecer sessões de fisioterapia para pessoas com sequelas de Covid-19 no estado do Amazonas. O diretor da Policlínica, fisioterapeuta Ráiner Figueiredo ressalta que, para receber o atendimento, é necessário que o paciente passe por uma consulta clínica, em qualquer outra unidade de saúde, para que o médico possa indicar o tratamento. Logo após a autorização, é preciso agendar o atendimento via Sistema de Regulação (Sisreg) e acompanhar a data de agendamento.

“Ao chegar no setor de fisioterapia da Policlínica Codajás, o paciente será avaliado pelo especialista, para verificar se precisa de outros exames ou acompanhamento também em outras especialidades”, completou Ráiner.

Critérios de atendimento

Entre os critérios de atendimento, o paciente precisa estar há pelo menos 30 dias sem sintomas de Covid-19, e não morar com ninguém que esteja com a doença ativa. O público que receberá o atendimento é de pacientes com disfunções musculoesqueléticas decorrente da Covid-19, que necessitem de reabilitação física supervisionada.

Capacitação

Em março, o setor de fisioterapia recebeu uma capacitação com o fisioterapeuta do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, Paulo Sá, que ensinou técnicas e sanou dúvidas sobre os procedimentos fisioterápicos para aplicação ambulatorial destes pacientes.

Com a equipe preparada, o coordenador do setor, o fisioterapeuta Victor Aquino explica que o procedimento é mais um serviço essencial, que irá beneficiar toda a população com mais qualidade de vida.

As sessões de reabilitação incluem diferentes exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura, melhorar a respiração, o equilíbrio e treino de atividades diárias, conforme a necessidade de cada paciente.

 

Fonte: Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: