Vacinas da Pfizer serão usadas em grávidas e puérperas em Manaus

O primeiro carregamento que chegou em Manaus da vacina Pfizer, com 5.850 doses, será usado em grávidas e puérperas da cidade. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (3), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e atende aos critérios técnicos definidos previamente pelo Ministério da Saúde.

A vacinação para este grupo deve ocorrer na sede da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), para onde as vacinas foram transportadas por conta da garantia de um melhor armazenamento, visto que o local oferece acondicionamento do imunizante em freezer científico a temperaturas a -86ºC.

De acordo com a enfermeira do Programa Estadual de Imunização da FVS, Josi Dias, o armazenamento na Hemoam vai propiciar maior tempo de utilização, garantindo a qualidade dos imunizantes.

“Devido a essa situação de condicionamento dessa vacina, com temperaturas negativas extremas, porque se ela ficar nessa temperatura a – 80ºC, – 90ºC, ela consegue permanecer até seis meses. Se ela ficar em temperatura mais baixa entre -15ºC e -25ºC, ela fica em torno de 15 dias. Então a gente precisa manter essa temperatura e a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) vai trabalhar com elas diretamente”, explicou Josi.

Ainda segundo a FVS-AM, as vacinas Pfizer possuem um esquema vacinal de duas doses, com intervalo de 12 semanas (3 meses).

 

Fonte : Texto – Rosianne Couto, com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: