Pré-cadastro para pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades é liberado para vacinação

A partir desta quinta-feira (25), pessoas de 18 a 59 anos, com comorbidades, poderão fazer o pré-cadastro no sistema Imuniza Manaus, voltado à vacinação contra a Covid-19.

O cadastramento prévio, segundo a secretária municipal de saúde interina, Aline Rosa Martins, irá facilitar o processo de vacinação, quando a próxima etapa da campanha for aberta. “O sistema vai permitir que a secretaria contabilize a quantidade de pessoas, por tipos de comorbidade, e que faça o agendamento para os postos de vacinação de acordo com as doses disponíveis e com as prioridades de atendimento”.

Aline destaca que o cadastro já vinha sendo utilizado para os idosos e que o sistema ganhará uma nova janela para o registro do novo grupo.

Como se cadastrar

Para fazer o cadastro, o usuário deve acessar o Imuniza Manaus, pelo link https://imuniza.manaus.am.gov.br/, escolher o botão “Comorbidades” – que ainda não está disponível no site – e preencher as informações solicitadas.

Além dos dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço e telefone), a pessoa deverá marcar as comorbidades que possui, dentre as 22 opções apresentadas pelo sistema. A lista de comorbidades segue o padrão definido pelo Ministério da Saúde.

Comorbidades

As prioridades definidas neste grupo foram escolhidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Conselho Regional de Medicina (Cremam) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a partir de critérios epidemiológicos.

Os três órgãos analisaram as estatísticas cruzadas de internação e óbitos de pacientes com Covid-19 na capital, e identificaram que as cardiopatias, o diabetes e a obesidade mórbida (IMC >40) deverão ser as condições prioritárias na próxima etapa de vacinação. Pacientes com essas doenças tiveram índices de letalidade mais altos que os demais portadores de comorbidades infectados pelo novo coronavírus.

Laudo médico ou outros documentos comprobatórios serão necessários para garantir o direito à vacina.

As doenças elencadas pelo Ministério da Saúde para nortear a vacinação na nova etapa da campanha foram elencadas na matéria “Comorbidade: saiba o que é e quais as prioridades do plano de vacinação”.

E quem não tem comorbidades?

Segundo a Semsa, pessoas que estejam na faixa etária de 18 a 59 anos e que não tenham comorbidades podem realizar o cadastro no Imuniza como antecipação do registro para fases posteriores da campanha.

Com informações da assessoria

One thought on “Pré-cadastro para pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades é liberado para vacinação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: