Coluna: A jornada de fé! Por Robson Nascimento

“Cristianismo Puro e Simples” livro do professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e teólogo irlandês CS Lewis. Publicado em 1952, o livro apresenta uma abordagem profunda e acessível dos princípios fundamentais do cristianismo, levantando questões teológicas complexas de maneira clara, simples e objetiva, assim como deve ser.

O que mais gostei neste livro é como CS Lewis colocou os conceitos teológicos profundos em uma linguagem simples e de fácil entendimento para o leitor comum, (neste caso eu). Ele traduz sua abordagem como “teologia popular”, tendo como meta alcançar leigos quanto estudiosos.

Ao longo do livro, Lewis explora e explica os pontos principais do cristianismo, tais como a existência de Deus, a natureza de Jesus Cristo, a importância da fé, a queda do homem, a redenção, o papel da oração, salvação e vida eterna. Ele também levanta questões contemporâneas e desafios enfrentados pelos cristãos, oferecendo compreensão valiosa e respostas fundamentadas.

Uma característica notável do livro é a maneira como Lewis utiliza analogias e metáforas para ilustrar seus pontos, parte do livro em que compreendi o porquê o nome do livro era Cristianismo Puro e Simples. Essas analogias me serviu como uma ferramenta para eu ter uma leitura mais voltada para o que realmente as Escrituras queriam passar, foram poderosas para ajudar eu e claro, irá ajudar você leitor a visualizar e entender conceitos que outrora achamos difícil de entender. Por exemplo, ele compara a relação entre Deus e o ser humano à relação entre um autor e seus personagens em uma história, o que facilita a compreensão da noção de livro-arbítrio e da intervenção divina, conceitos bem discutidos por acadêmicos que nos leva refletir e continuar buscando conhecimento para não cair em um absolutismo teológico que muitas das vezes fazem cristãos se dividirem.

Outro aspecto interessante de “Cristianismo Puro e Simples” como perguntas comuns ao cristianismo. Ele aborda como o problema do mal, como dúvidas sobre a ressurreição de Jesus e a relação entre a ciência e a religião de maneira lúcida e convincente.

Ao longo do livro, fica claro que CS Lewis era um estudioso e um pensador integralmente comprometido com sua fé. Sua abordagem é intelectualmente exigente, mas também transmite uma profunda paixão e presença. Ele consegue equilibrar o pensamento lógico e racional com uma sensibilidade espiritual, tornando o livro naquela vontade de querer ler mais e mais, tanto para aqueles que buscam uma compreensão intelectual do cristianismo quanto para aqueles que buscam uma experiência pessoal de fé, posso lhe dizer francamente que me trouxe uma nova cosmovisão de mundo.

Em suma, “Cristianismo Puro e Simples” é um dos clássicos da literatura cristã que até hoje é discutida em seminários de teologia, continua a ser uma leitura rica para qualquer pessoa que quer explorar os princípios essenciais do cristianismo. CS Lewis apresenta ideias uma vez complexas para muitos, de forma acessível, com uma mistura equilibrada de lógica e intelecto, paixão e erudição. Sua abordagem clara, direta e objetiva, torna o livro relevante e inspirador mesmo décadas após sua publicação original.

%d blogueiros gostam disto: