Coluna: Livro Ortodoxia; Por Robson Nascimento
“Ortodoxia” é um livro escrito por GK Chesterton e publicado em 1908. GK Chesterton foi um popular ensaísta, romancista, contista, teólogo amador, dramaturgo, jornalista, palestrante, biógrafo, e crítico de arte inglês. Nesta obra, Chesterton apresenta uma defesa vigorosa e apaixonada da fé cristã e das doutrinas ortodoxas.
CS Lewis foi influenciado por Chesterton e um dos livros do autor, com muita semelhança na defesa da fé, espiritualidade e apologética, é o livro Cristianismo Puro e Simples, do qual já fiz um artigo sobre o livro aqui e recomendo muito a leitura dos dois livros.
O livro “Ortodoxia” é uma resposta às críticas que Chesterton recebeu em relação às suas opiniões religiosas. As questões abordam como ceticismo, agnosticismo e secularismo, argumentando que a ortodoxia cristã oferece uma cosmovisão coerente e satisfatória do mundo.
Uma parte muito interessante do livro envolve a aproximação demasiada do modernismo, dá tal evolução humana no qual pessoas criam ideias sem lógica racional e fundamentos baseados em sentimentos enganosos. Na página 140 do livro ele diz: “…é certamente uma coisa decadente, não uma coisa primitiva. É muito mais provável que os homens modernos comam carne humana por afetação do que o homem primitivo tenha comido por ignorância(…). ”
Nesta era, pessoas estão sendo envolvidas por uma enxurrada de ideologias que distanciam a natureza humana do que é natural, da tradição, da verdade dos fatos, exaltando o hedonismo e o sentimentalismo, afinal, para eles, “o importante é o que te faz feliz.”Chesterton explora diversos outros temas ao longo do livro, incluindo a noção de pecado original, a natureza paradoxal da fé cristã, a importância da tradição e a relação entre fé, razão e religião. Ele usa uma abordagem criativa e um estilo literário cativante para expor suas ideias, recorrendo a metáforas e exemplos surpreendentes para ilustrar seus pontos de vista com um pouco de sarcasmo e humor.
“Ortodoxia” é considerada uma das obras mais importantes de GK Chesterton e tem sido amplamente elogiada por sua originalidade, perspicácia e estilo envolvente. O livro desafia o pensamento modernista e convida os leitores a reconsiderarem suas perspectivas sobre a fé e a religião, oferecendo uma visão estimulante e inspirada sobre o cristianismo ortodoxo, “Não se pode encontrar significados em uma selva de ceticismo, mas o homem que caminha por uma floresta de doutrinas e desígnio encontrará mais e mais significados. ”