Em Parintins, Boi Caprichoso lança tema ‘Amazônia, nossa luta em poesia’

O Boi Caprichoso surpreendeu os amantes da cultura popular e apresentou no último sábado (30) o tema para o Festival Folclórico de 2022. “Amazônia, nossa luta em poesia” é a nova bandeira do boi negro de Parintins, a ser erguida durante a temporada e na arena do Bumbódromo, no próximo ano. O anúncio ocorreu durante a festa dos 108 anos de história do bumbá, no Curral Zeca Xibelão.

A nação azul e branca, extasiada com a notícia, se emocionou e aplaudiu o momento em que os membros da diretoria e do Conselho de Arte, no centro do curral, apresentaram a nova marca do bumbá.

“O Caprichoso nos surpreende sempre, quando a gente menos espera ele nos arrebata com sua ousadia. Hoje a gente reacende nossa esperança e se orgulha cada vez de vestir essas cores, vamos com tudo para 2022”, disse emocionada a torcedora Louise Reis.

Antes da paralisação do calendário turístico brasileiro, imposta pelas regras sanitárias da pandemia, o Caprichoso trabalhava em função do tema “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito”, e foi assim no decorrer das duas temporadas em que o Festival de Parintins deixou de ser realizado. Embora nunca defendido na arena, esse brabo norteou as apresentações oficiais do bumbá no período de restrições.

Agora, de acordo o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, a ideia não é abandonar a proposta anterior, pelo contrário, é fortalecê-la e torná-la ainda mais popular. “A Terra assumiu de uma vez por todas a sua unidade e no desafio universal de vencer a Covid-19, percebemos o quanto este planeta forma um único corpo e uma só alma. A partir dessa proposta, o Caprichoso compreende que nós precisamos agora olhar o planeta sob a óptica dos caboclos, de dentro de nossa casa, a Amazônia”, explica.

Dessa maneira, “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito” não se encerra, o tema se renova dentro de uma proposta ressemeada em “Amazônia, nossa luta em poesia”, com novas caras, novas cores, novas musicalidades, que objetivam o triunfo da vida e a vitória do Boi Caprichoso.

Em defesa da floresta

O conselheiro de arte Márcio Braz comenta que todas as ações do bumbá constituem o brado em defesa da grande floresta. “O Caprichoso quando canta, dança, esculpe, pinta, coreografa, encena a Amazônia, ele está lutando por ela. Ele ergue a bandeira que é mãe de todas as lutas, a luta pela Amazônia. A Poesia Caprichoso é isso, e quer conscientizar a Terra para um novo tempo, no qual a Amazônia é protagonista”, explica.

O presidente Jender Lobato enfatiza a confiança no trabalho realizado pelo Conselho de Arte e projeta uma temporada vencedora em 2022. “Eu estou muito tranquilo quanto a isso, as decisões tomadas pelos membros do conselho nascem de discussões muito maduras e coerentes. Temos um desafio enorme pela frente, de encarar o maior festival de todos os tempos, e tenho certeza que com esta proposta temática tocaremos não apenas os jurados, mas todos que visitarem Parintins no próximo ano”, ressalta.

 

 

Fonte: Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: