Moradores do conjunto Canaranas fazem protesto por causa da onda de assaltos na região
Os moradores do conjunto Canaranas, bairro Cidade Nova, na zona Norte de Manaus, fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (25) para clamar por mais segurança após uma onda de assaltos.
O protesto aconteceu na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação)
No último domingo (23), um idoso foi agredido por um assaltante enquanto trabalhava em uma banca de café da manhã na avenida Padre João Ribeiro, a principal via do Conjunto. Durante o assalto, pelo menos três clientes tiveram seus aparelhos celulares roubados.
“A gente está pedindo segurança, porque é muito assalto. Semana passada, assaltaram um restaurante que fica na avenida Padre João Ribeiro, na principal. Já teve assalto na nossa praça e o que a gente quer uma viatura de Polícia pelo conjunto”, afirmou a vice presidente do Conjunto Canaranas, Rosimar Arruda.
A ação do assaltante ocorrida no último domingo (23), foi gravada por vídeos de câmeras de segurança, que mostram o idoso sendo abordado e agredido por um indivíduo que também rouba outros clientes durante o assalto.
“Eu estava limpando uma mesa quando eu ouvi uma voz pedindo os celulares e dinheiro. Foi quando eu virei, me dei conta de que estava acontecendo um assalto, eu levantei a camisa e as mãos. Ele foi a uma cliente que estava a minha esquerda, pegou o celular dela e veio na minha direção. Ele me apalpou e quando ele aplicou o golpe nas minhas costelas, eu caí pra trás e derrubei uma mesa “, contou o funcionário do estabelecimento, Sandro Paixão, 58 anos.
Outra moradora, a doméstica Alessandra Lima, 47 anos, vive no Conjunto há 32 anos e ressalta que é comum assaltos pela comunidade. Ela também clama por segurança. “O nosso sentimento é de indignação. Nós estamos indignados porque toda hora nós ouvimos que alguém ou algum estabelecimento sendo assaltado. Não se pode mais andar nas ruas. Se você sair sozinho, com certeza, você vai ser assaltado”.
Em nota, a Polícia Militar do Amazonas afirmou que o patrulhamento no bairro da Cidade Nova é realizado por viaturas motorizadas da 6ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM), unidade responsável pelo policiamento.
Segundo a PM-AM, também são realizados Pontos de Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCV’s), em locais estratégicos, visando maior proximidade com os frequentadores do local, além de agilizar o atendimento das ocorrências naquela região.
O órgão orientou ainda que as vítimas efetuem o registro no Distrito Integrado de Polícia (DIP) da área, “para fins de investigação da polícia judiciária e, com base nas estatísticas, executar ações imediatas, no sentido de coibir os crimes ou ainda nos casos de flagrante do delito acionar pelo 190.” O contato da Supervisão de Área da 6ª CICOM é (92) 9 98842-1565 , que funciona (24 horas), além do 190 e 181.