Rachão dentro da direita do Amazonas abrem espaços para o surgimento de novas frentes de lideranças. Por Davidson Cavalcante

O racha entre o deputado federal Capitão Alberto Neto e o ex-candidato ao Senado Coronel Menezes, ambos do PL, e principais aliados de Bolsonaro no AM, ao que tudo parece, pode mais uma vez enfraquecer o projeto político da direita nas eleições municipais.
A disputa entre eles para saber que será o contemplado da sigla para disputar a Prefeitura de Manaus culminou em críticas e farpas de ambos no intuito de desqualificar o outro.
No entanto, essa relação conflitante daqueles que deveriam, em teoria, unir e sedimentar a direita amazonense, tem causado dispersão, e até um certo aborrecimento em parte do eleitorado adepto à esse espectro político, dando por consequência abertura, brecha para o surgimento de novas lideranças. Assim como a direita precisará obrigatoriamente de renovação em seus quadros, uma vez que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível e não disputará o próximo pleito a nível nacional, em nível regional, novos nomes também podem intuir como como alternativa, até pelo peso do eleitorado da capital amazonense. Mas, quem poderiam ser esses propensos postulantes?
Entre aqueles que já têm experiência na política e mandato, figuram a exemplo, a própria filha de Menezes, a deputada estadual Débora Menezes (PL), o deputado federal Fausto Santos Jr (União Brasil) além do vereador da capital, e um dos principais opositores da Prefeitura de Manaus na Câmara Municipal, Capitão Carpê (Republicanos).
O trio, assim como qualquer um que queira representar a direita, tem seus pós e contras, mas certamente são nomes que podem ser lapidados para essa empreitada.
No caso da Débora Menezes, ela teria proximidade e apoio do ex-presidente, que faz questão de demonstrar seu carinho à parlamentar sempre que eles se encontram, e também tem a simpatia da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro.
Pesa contra no momento ser filha de Menezes, que ao pleitear a cadeira da prefeitura de Manaus, não faria sentido, pelos menos por hora, a deputada saltar na frente do pai nesse contexto. Ela seria apoiadora e cabo eleitoral importante nessa conjectura.
E Fausto Jr.?
Após se projetar durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, e peitar o senador Omar Aziz, Fausto Jr alçou novos voos, tanto que em seu primeiro mandato saiu da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para a Câmara dos Deputados em Brasília. No entanto, em Brasília, decidiu atuar de forma pragmática, sem alarde e fazendo o papel de municipalista na articulação de recursos e ações para o interior. Tanto que na Reforma Tributária, votou a favor do texto que está agora no Senado Federal. Apesar de ser um apoiador do ex-presidente e defensor dos valores da direita, Fausto tem deixado a ideologia de lado e apostado num mandato longe de polêmicas.
Já o vereador Carpê tem se mostrado uma grata surpresa como opositor do prefeito David Almeida (Avante) na CMM, além de ser um político que demonstra rigor no que tange os recursos públicos.
Como é militar de carreira, defende as pautas da direita e tem feito críticas contundentes ao governo Lula. Mas, Carpê é muito próximo de Alberto Neto, e há rumores até que o vereador tenha se posto a disposição para ser vice de Alberto nas eleições municipais. É ver para crer! Na política, já vimos de tudo.
Pesa também contra o vereador o fato de ser um político “carreira solo”, sem um grupo e sem um líder político para servir de apoio. Além disso, precisaria de mais evidência e notoriedade para alçar voos mais altos, como em um cargo majoritário a prefeitura de Manaus.
Para fechar, corre por fora dessa lista a educadora e empresária Maria do Carmo Seffair, que recentemente assumiu o comando do partido Novo no AM. Ela é uma direitista convicta, mas sabe que precisará trabalhar muito para estruturar a legenda no Estado.
Conclusão: Com essa divisão e o clima pegando fogo entre os principais nomes do PL a prefeitura de Manaus, há quem tentará se aproveitar, e claro, pegar carona, é o caso do próprio prefeito David Almeida e o deputado federal Amom Mandel. Esse é o jogo! Agora, é ver os próximos passos dessa saga!

%d blogueiros gostam disto: