Conheça setores que estão contratando na pandemia
Setores da economia como o e-commerce, TI, construção civil e saúde hospitalar registraram aumento nas contratações desde o início da pandemia. Este crescimento ocorreu num período em que a maioria das empresas teve de demitir em vez de contratar. Segundo a PNAD (Pesquisas Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, o Brasil registrou recorde de desemprego em 2020, com 13,4 milhões de desempregados – taxa média de 13,5%.
Na contramão da crise econômica e sanitária, por exemplo, o empresário Ricardo Zanlorenzi viu seu empreendimento crescer. Além de fechar 2020 em alta, o negócio iniciou 2021 com 17 contratações e expectativa de incluir mais dez funcionários na folha de pagamento até o fim deste ano. O atual cenário é fruto de uma recuperação inesperada: entre março e julho de 2020, Zanlorenzi teve contratos de serviços renegociados e cancelados, derrubando o faturamento em 30% no pior momento.
Zanlorenzi teve a “sorte” de que a empresa que ajudou a fundar, a Nexcore, atua na área de tecnologia, com serviços de customização no atendimento ao cliente – nicho que cresceu no contexto da pandemia. “Tivemos um desempenho que não estava dentro do planejado para 2020. Fizemos, então, uma releitura do cenário, ajustamos as projeções para 2021 e esperamos crescer 35% em relação ao ano passado”, diz Zanlorenzi, CEO da Nexcore. O setor teve crescimento em meio à crise sanitária justamente pelas mudanças de hábitos exigidas pelo contexto: mais compras online e mais demanda tecnológica para esse setor.
“As empresas precisaram se adaptar para sobreviver à pandemia, então houve um processo de digitalização”, explica José Tortato, gerente de negócios do Banco Nacional de Empregos. “O setor de TI teve alta de contratações de 20% no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior”, completa. As vagas mais ofertadas foram: desenvolvedor java, técnico de informática, analista de sistema, analista de suporte e desenvolvedor front-end.
Fonte: Uol