Anvisa suspende venda de produto anunciado como autoteste de covid-19

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu hoje a venda de um produto anunciado como autoteste para detecção de covid-19. Vendido pela farmacêutica Isalab, o produto é vendido por R$ 149. A agência decidiu pelo recolhimento dos testes e proibiu a distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso. A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Apesar de, nas redes sociais, a empresa explicar o kit como uma “autocoleta”, na qual o cliente coleta a própria saliva e envia para o laboratório, o produto é vendido como autoteste. E essa modalidade de testagem ainda não é liberada no Brasil. Diferentes dos exames de antígeno oferecidos atualmente, eles têm um grau de acerto mais baixo. Mesmo assim, são vistos como uma ferramenta importante para auxiliar no controle da pandemia.

A Anvisa analisa o pedido do Ministério da Saúde para liberação dos autotestes, cuja distribuição deve ser concentrada nas farmácias, que deverão orientar os consumidores sobre os procedimentos de testagem. Na semana passada, a Anvisa rejeitou, por maioria, a aprovação imediata do autoteste e pediu detalhes sobre o funcionamento do mesmo. A pasta deve entregar hoje as informações adicionais solicitadas pelo órgão.

Fonte: UOL Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: