ENTREVISTA: após declaração de ministro, secretário nega crise na segurança pública do AM e anuncia chegada de lanchas blindadas

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, negou a existência de uma crise na segurança pública do Amazonas, nesta sexta-feira (28), durante entrevista ao Jornal do Amazonas 1ª edição (JAM 1). Ele também afirmou que o estado vai receber lanchas blindadas para combate a crimes nos rios. Assista a entrevista completa acima.

No início da semana, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que o Amazonas vive uma crise na segurança pública. Segundo Dino, a Polícia Penal Federal vai transferir 13 presos ligados a facções dos presídios do estado para penitenciárias federais.

De acordo com Carlos Alberto Mansur, não há indicadores que indiquem uma crise na segurança pública do Amazonas. “Principalmente indicadores ligados a mortes violentas intencionais, a crimes praticados contra o patrimônio. Crise na segurança é quando você vê depredação de prédios públicos, de coletivos. Isso não estamos vendo”, disse, na entrevista ao JAM 1.

Mansur confirmou que houve pedido de transferência de detentos membros de facções criminosas para presídios federais. “Isso é uma atividade de praxe”, afirmou.

Ele também citou indicadores do Anuário de Segurança Pública que apontam a redução da criminalidade no estado. “Nós fomos o quarto estado que mais reduziu os homicídios”, ressaltou.

O mesmo documento mencionado pelo secretário indica que o Amazonas é o terceiro estado mais violento do país.

Questionado por um telespectador sobre a presença da polícia nos bairros, Mansur afirmou que os policiais atuam em todas as áreas da capital. “Não há lugar em que a polícia não entre”, disse.

Lanchas blindadas

 

O secretário adiantou que o Amazonas vai receber duas lanchas totalmente blindadas que serão utilizadas nos principais rios do estado. “Chegam agora em agosto. Elas foram construídas em São Paulo”, disse.

Ele destacou, ainda, que o Governo do Amazonas tem parceria com o governo federal para combater crimes na fronteira.

Assaltos a ônibus

 

Mansur também afirmou que houve redução a assaltos a ônibus do transporte coletivo de Manaus no primeiro semestre de 2023 de 24%, na comparação com o ano passado. “Temos vários pontos de fiscalização e pontos itinerantes de fiscalização”, destacou.

Condições de trabalho dos policiais

 

Nesta semana, o JAM 1 tem exibido uma série de reportagens sobre as condições de trabalho dos policiais no Amazonas. Conforme denúncias, feitas pelos próprios policiais, muitos agentes recorrem a entorpecentes para continuar trabalhando.

Segundo o secretário, a SSP tem conhecimento dos casos e centros de psicologia vão até as unidades para atender os profissionais. “Fazem palestras, fazem atividades de prevenção”, disse.

%d blogueiros gostam disto: