Caprichoso e Garantido levam multidão ao Sambódromo e dão largada na temporada bovina
Com uma programação de oito horas, o primeiro ensaio dos Bumbás, no sambódromo, deu a largada oficial para a temporada mais esperada do ano no Amazonas: a bovina.
O esquenta, que iniciou neste sábado (25), vai até junho. O Festival Folclórico de Parintins deste ano acontecerá nos dias 30 de junho, e 1º e 2 de julho.
As nações azul e vermelha se encontraram no ensaio de estreia para assistir aos shows orquestrados pela Marujada e Batucada. Levantadores, apresentadores e amos dos dois bois, além de outros itens e artistas, assinaram a programação.
O Caprichoso abriu o ensaio com Klinger Araújo. Logo em seguida, em sua apresentação principal, Patrick Araújo, Edmundo Oran e Prince do Boi tocaram embalados pela Marujada.
Ainda com o gosto da vitória do ano passado na boca, o Touro Negro trouxe ao palco um show com os maiores hits da conquista do título.
“Amazônia: Nossa Luta em Poesia – Manifesto do Povo Floresta” levou, como costuma ser, a galera à loucura. A performance contou ainda com a participação da sinhazinha Valentina Cid, e da porta-estandarte Marcela Marialva, além, claro, de Alexandre Azevedo, tripa do caprichoso.
Em julho, o Caprichoso trará como tema “O brado do povo guerreiro” no Festival Folclórico de Parintins.
Com o álbum do ano lançado no último final de semana, o Garantido pisou no sambódromo para seu primeiro grande ensaio ao lado da nação vermelha e branca, que já decorou as novas toadas.
No palco, comandaram o show principal Sebastião Jr. e Israel Paulain, ao lado da batucada. Antes, David Assayag e Leonardo Castelo esquentaram o sambódromo com clássicos.
Em um dos pontos altos da noite, o boi fez uma homenagem aos índios Yanomami com a toada “Lamento de Raça” na voz de Assayag, com evolução do pajé Adriano Paketá.
“Flor de Tucumã” na voz do apresentador Israel Paulain foi apenas o primeiro ato da noite. Entre clássicos que já funcionam com a galera, o Boi da Baixa tocou “Treme Terra” – incontáveis vezes -, “Festejo Vermelho de Amor” e “Invencível”, toadas lançadas há uma semana. Além de Paketá, a porta-estandarte estreante, Livia Christina Batista foi quem evoluiu o Garantido.
Este ano, o tema escolhido pelo Garantido para o Festival de Parintins é “Garantido por toda vida!”.
Ensaios dos Bumbás
Os ensaios seguem até junho e acontecem sempre aos fins de semana, com o revezamento entre os bumbás, sendo um fim de semana do Garantido, e o outro, do Caprichoso, com exceção do primeiro ensaio, que contará com a participação dos dois.